Os queimadores tipo cortina de ar normalmente são composto, por 4 subconjuntos.
Câmara de combustão que compreende uma câmara metálica ou em alvenaria na qual são, montados, o módulo de queima, transformador de ignição, sensor de chama, sensor de fluxo e flaps de regulagem de direcionamento do ar.
QUEIMADORES A GAS
QUEIMADORES A GÁS DE CORTINA DE AR
Queimador modulante a gás tipo cortina de ar , utilizado para aquecimento ou redução da umidade relativa do ar. É um sistema programável para secagem de grãos com utilização de queima de gás GPL / GN.
Rampa de gás, também chamada de trem de válvulas. E, um conjunto de válvulas reguladoras de pressão, solenóides, pressostatos, borbulhador e itens de segurança para atender as normas da NBR 12.313 (sistema de combustão, controle e segurança para atualização de gases combustíveis em processos de baixa e alta temperatura), equipada com válvula de modulação.
A capacidade de vazão, pressão dos componentes variam de acordo com a capacidade de produção do queimador e sua aplicação.
Controlador programável . É instalado em um gabinete metálico com frontal em policarbonato com teclado de programação e informações operacionais em cores. No interior do mesmo é instalada uma placa eletrônica para regular todo o processo de comando e monitoramento. Na parte traseira, parte todo o sistema de cablagem que interliga os quatro subconjuntos.
Conjunto de sensores de temperatura e ou de umidade do ar resultante após o processo de queima são instalados em haste de aço inox fixada em um cabeçote de alumínio com uma placa eletrônica conversora. Informa em tempo real dos dados do processo transmitindo-os para o painel de programação e controle para as devidas correções do processo.
APLICAÇÃO / UTILIZAÇÃO
Os queimadores modulantes tipo cortina de ar podem ser aplicados para quaisquer situações de aquecimento ou redução da umidade do ar e que possuam sistema de geração de ar próprio, especialmente em secador de grãos e silos metálicos.
O Controle programável do Qualy-Flow ajusta-se as condições de temperatura ou umidade com o objetivo de efetuar a secagem. A partir desta programação prévia, o processador ajustará automaticamente o sistema de queima, modulando-o de acordo com as variações da temperatura ou umidade do ar ambiente do ar ambiente, visando o consumo mínimo de gás, mantendo através estáveis as condições do ar utilizado na secagem sem o super aquecimento da massa de grãos.
O objetivo principal do sistema é a busca da perfeição na secagem de sementes, através da uniformidade da temperatura do ar de secagem e a não agressão por temperatura, aplicação de ar acima do previsto visando a manutenção da qualidade da semente.
Como segundo objetivo, o sistema racionaliza o consumo de gás, reduzindo os custos operacionais.
Como terceiro objetivo, a economia com a mão-de-obra, pois uma vez programado o sistema operará sem a presença permanente do operador.
Todo o princípio de secagem está baseado no aquecimento mínimo do ar objetivando baixar a umidade, utilizando-se da física, que garante que a cada grau de aumento forçado na temperatura, obtem-se a diminuição de aproximadamente 05 pontos percentuais na umidade relativa.
Todos os componentes utilizados no sistema são de padrão universal e, portanto, de fácil disponibilidade e substituição. As conexões são feitas através de conectores macho/fêmea e sistema plug in, o que impede enganos durante eventuais substituições, podendo ser efetuadas sem riscos pelo próprio operador.
· Os componentes dos equipamentos são substituíveis na íntegra, utilizando a logística avançada para maior satisfação do cliente.
· Os queimadores Agros podem ser utilizados para quaisquer outras aplicações que exijam controle de temperatura e ou umidade.
· Todos os modelos possuem ignição e operação automática e são fornecidos em módulos de 10.000 kcal/h até 10.000.000kcal.