top of page

Nos projetos de sistemas de aeração utilizam-se dois tipo de insufladores: centrífugos ou axiais. Eventualmente são utilizados também ventiladores centrífugos tubulares.

 

A escolha do ventilador depende do tipo de projeto, do produto armazenado, da altura da coluna de grãos, além da taxa de ar utilizada.

TIPOS DE VENTILADORES

CENTRÍFUGOS

Os ventiladores centrífugos caracterizam-se por fornecerem o volume de ar necessário (projetado) para médias e altas pressões estáticas de operação, além da característica de gerar menor nível de ruído. Normalmente são utilizados com o motor diretamente acoplado ao rotor; quando isto não é possível utiliza-se acoplamento por polias e correias. São fabricados em dois modelos mais usados: “limit-load” ou auto-limitante, com pás retas; “air-foil” ou aerofólio, com pás de perfil aerodinâmico, tipo asas de avião, que permitem um acionamento com motores de menor potência e menor nível ruído.

AXIAIS

Os insufladores axiais caracterizam-se pelo alto volume de ar para baixas pressões estáticas de trabalho, geram alto nível de ruído, além de não serem recomendados para trabalhar em pressões acima de 50mmCA. Os ventiladores centrífugos tubulares possuem quase todas as características dos centrífugos tradicionais. São utilizados quando há problemas de espaço restrito para instalação dos ventiladores. Têm a desvantagem de trabalharem em pressões estáticas de serviço um pouco menores, além de produzirem mais ruído do que os convencionais, em função do menor rendimento.

bottom of page