top of page

AUTOMAÇÃO DE AERAÇÃO

É um equipamento microprocessado para acionamento automático e em sequência dos motores dos ventiladores de aeração em armazéns graneleiros e silos.

Baseado nas informações das condições climáticas do ambiente externo obtidas a partir da estação meteorológica possibilita a programação de operação do sistema de aeração de forma independente e com programas diferentes, de acordo com as condições do produto armazenado, bem como o destino final deste produto. Além de operar e otimizar o aproveitamento pleno das condições climáticas favoráveis à secagem, resfriamento e conservação da massa de grãos, racionaliza o consumo de energia elétrica com a programação dos timers para o bloqueio dos motores nos horários tarifados.

Os parâmetros operacionais podem ser programados de três formas:

°  Automático Baseado na termometria: O Sistema faz leituras dos sensores de termometria do silo, determinando quais sensores estão na massa de grãos e a partir destes dados gera uma media de temperatura usada como base para promover o resfriamento dos grãos

° Automático: programando-se com base nos limites operacionais de temperatura integrando as informações coletadas da termometria de acordo com a estrutura de armazenagem;

°  Programável: esta é a versão manual de operação em que o operador define diretamente os limites de temperatura e umidade relativa de acordo com seu interesse, podendo ser alterada a qualquer momento.

A central de controle é microprocessada e funciona de forma totalmente independente, sem necessidade de um computador ligado 24 horas. Todos os dados históricos são armazenados na própria central de controle na forma de relatório HTML, acessado com qualquer navegador de internet, em Pendrive.

Relatórios gerados:

° Relatórios de horas trabalhadas diárias e acumuladas.

° Relatório climático com as variações de temperatura, umidade relativa.

° Relatório com histórico de alterações de programações realizadas pelo operador.

Vantagens:

 

° Investimento percentualmente insignificante comparada ao valor da unidade armazenadora e ao valor do produto armazenado.

° O próprio armazenador ou operador pode programar o sistema de acordo com a sua necessidade.

° Aproveitamento pleno e total dos momentos mais favoráveis para operação durante 24 horas do dia.

° Uma vez programado, o operador fica despreocupado e livre para o desempenho de suas demais atividades.

° Racionalização e redução no consumo de energia elétrica.

° Auxilia na manutenção do peso

° Auxilia a manutenção da qualidade da massa de grãos

° Operação preventiva com o objetivo de reduzir ao máximo a temperatura e evitar o aquecimento da massa de grãos, evitando a perda de peso físico e a proliferação de insetos e fungos.

° Permite a armazenagem com maior teor de umidade aumentando a capacidade do secador e a velocidade na recepção.

° Evita duplo prejuízo comum em operações manuais aleatórias originando gastos desnecessários de consumo de energia e prejudicando a qualidade dos grãos por supersecagem e ou aquecimento.

Observação:

É necessário que os motores dos ventiladores possuam acionamento através de chave de partida automática, estrela triângulo, compensadora ou similar.

 

MODELOS:

bottom of page